Institucional Fórum Eleitoral de Campo Grande, 2005

FÓRUM ELEITORAL DE CAMPO GRANDE

 

O Fórum Eleitoral de Campo Grande foi construído no Parque dos Poderes, centro político administrativo da capital  implantado em área remanescente de uma grande reserva ambiental  com 140 hectares de mata nativa em perímetro urbano.

Abriga as seis zonas eleitorais da capital, depósito para 4.000 urnas eletrônicas, áreas para cadastramento de eleitores e apuração de votos, plenários e o almoxarifado central do Tribunal Regional Eleitoral.

 O projeto se desenvolve a partir de um grande vão central que percorre seus quatro pavimentos e articula todos os ambientes que o envolvem. Dele se avista os acessos aos cartórios eleitorais ,destacados através de portais em pé-direito duplo, bem como o “aquário carregador”.A expressão define o espaço envidraçado destinado à grande colméia  formada pela aglomeração de cem urnas eletrônicas sendo recarregadas simultaneamente.

A imagem do “aquário” é proposital e sua transparência tem caráter simbólico, reforçando a idéia de nitidez no processo eleitoral.

Da necessidade de flexibilização dos plenários de treinamento deriva a volumetria côncava que protagoniza a composição.

A severa insolação da região combinada a longos períodos de altas temperaturas, orientou a definição das aberturas, predominantemente voltadas para as faces sul e leste através de caixilharia contínua e, por meio de brises, para as faces menos favorecidas.

Construída em concreto armado, tecnologia disponível e consolidada na região,  possuí 3.468,00 m² de área construída em terreno plano com 5.500,00 m².