Institucional Orla Fluvial - Corumbá, 2016

Orla Fluvial de Corumbá

Revitalização da Margem do Rio Paraguai

Corumbá – MS, Brasil

 

O Projeto Arquitetônico e Urbanístico da Orla Fluvial de Corumbá integra a Revitalização da Prainha Vermelha à Cacimba da Saúde além da implementação do Distrito Turístico.

Projeto resultante de convênio entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura do Município de Corumbá, com interveniência da Caixa Econômica Federal.

A Proposta consiste em um parque linear composto por uma série de soluções e equipamentos estabelecidos no têrmo de referência, além de outros detectados como necessários nos levantamentos e diagnósticos feitos no local.

Partindo-se do nível histórico de cheias do Rio Paraguai estabelecemos os percursos e atrativos ao longo do circuito.

Dois Passeios percorrem a margem do rio: O “Passeio da Orla”, em pedra portuguesa, possue paginação diferenciada evidenciando em conjunto a ciclovia. Implantada acima do marco de nível da cheia histórica estão teoricamente, livres da sazonalidade das águas.

O segundo, denominado “Passeio da Cheia”, é acessado apenas nos períodos de seca. Além do efeito surpresa deriva da necessidade de escalonamento da contenção do aterro que reordena a margem.

Ambos os passeios possuem formato levemente sinuoso com o propósito de evitar acúmulo de vegetação aquática flutuante derivada do rebojo da correnteza, os “Baceiros”. Esta premissa também contribuiu como atrativo paisagístico.