Institucional Sebrae - Bonito, 2016

SEBRAE REGIONAL SUDOESTE , BONITO-MS

 

O município de Bonito à 265 Km da capital Campo Grande, tornou-se ao longo do tempo um dos principais destinos para eco turismo no Brasil.

Numa região onde antes predominava a pecuária extensiva, o fomento à atividade turística vocacionou novas atividades.

Seguindo seu plano de expansão, o Sebrae optou por implantar sua nova sede em Bonito visando dar suporte às micro e pequenas empresas que vem surgindo naquela região do estado.

O projeto arquitetônico foi concebido com ênfase na sustentabilidade, tanto na construção como na operacionalização do edifício. E traz referências dos atrativos naturais da região onde a transparência e a tonalidade das águas são aspectos singulares.

Na elaboração do projeto procurou-se intervir minimamente no perfil natural do terreno que possui conformação triangular em aclive com área de 6.771,26 m².

O edifício sugere flutuar sobre o espelho d’agua, revestido em pastilhas de porcelana verde que remete ao tom das águas do Rio Formoso, principal afluente do município.

Atenuando o impacto ambiental do processo construtivo, sua estrutura foi concebida predominantemente em treliças e pilares metálicos.

Planos inclinados em vidro insulado diminuem a incidência solar nos ambientes.

Vedações externas estão providas de isolamento térmico em poliuretano enclausurado em painéis de laminado melamínico. Já os interiores, revestidos em gesso acartonado.

Aberturas lineares na extremidade do piso em balanço sobre o espelho d’água, e o lanternim junto a cobertura termo-acústica promovem a aeração diminuindo a necessidade de acionamento de sistemas de ventilação mecânica no lobby.